Portal Técnico

Olá!

Através do Portal Técnico, a Frisokar pretende contribuir para a melhoria da qualidade do setor moveleiro, especialmente do segmento de assentos corporativos, de uso múltiplo e de coletividade, promovendo acesso à informação técnica. Nesta seção você encontrará as Normas Técnicas aplicáveis aos produtos, além de artigos e publicações que contribuam para o mesmo aspecto do setor e exemplos de produtos com diferenciais técnicos.

Aproveite a sua melhor opção!

Normas Técnicas Aplicáveis

NormaObjetoEscopo
ABNT NBR 15164:2004
clique aqui e acesse esta Norma no catálogo virtual ABNT
Móveis Estofados - Sofás Requisitos e métodos de ensaio para avaliação de materiais, dimensional, e ensaios de estabilidade, resistência e durabilidade dos sofás.
ABNT NBR 13962/06
clique aqui e acesse esta Norma no catálogo virtual ABNT
Cadeiras de escritório - operacionais e de diálogo Requisitos e métodos de ensaio para avaliação dimensional, segurança e ensaios de estabilidade, resistência e durabilidade das cadeiras de escritório.
ABNT NBR 14006:2008
clique aqui e acesse esta Norma no catálogo virtual ABNT
Móveis – conjunto aluno individual – cadeira e mesa Requisitos e métodos de ensaio para avaliação dimensional, segurança, acabamento e ensaios de estabilidade, resistência e durabilidade dos conjuntos individuais para aluno.
ABNT NBR 15786:2010
clique aqui e acesse esta Norma no catálogo virtual ABNT
Cadeiras de teleatendimento – operacionais Requisitos e métodos de ensaio para avaliação dimensional, segurança e ensaios de estabilidade, resistência e durabilidade das cadeiras de teleatendimento.
ABNT NBR 15878:2011
clique aqui e acesse esta Norma no catálogo virtual ABNT
clique aqui e acesse a Emenda desta Norma
Móveis – assentos para espectadores (poltronas de auditório) Requisitos e métodos de ensaio para avaliação de segurança, resistência e durabilidade das poltronas de auditório.
ABNT NBR 15925:2011
clique aqui e acesse esta Norma no catálogo virtual ABNT
Assentos plásticos para eventos esportivos Requisitos e métodos de ensaio para avaliação dimensional, segurança, resistência às intempéries, resistência à chama, resistência e durabilidade dos assentos plásticos para eventos esportivos.
ABNT NBR 16031:2012
clique aqui e acesse esta Norma no catálogo virtual ABNT
Móveis – assentos múltiplos (longarinas) Requisitos e métodos de ensaio para avaliação dimensional, segurança e ensaios de estabilidade, resistência e durabilidade dos assentos múltiplos.
ABNT NBR 14776:2013
clique aqui e acesse esta Norma no catálogo virtual ABNT
Cadeira plástica monobloco Requisitos e métodos de ensaio para avaliação dimensional, segurança e ensaios de estabilidade, resistência e durabilidade das cadeiras plásticas tipo monobloco.

Destaques Certificados

Maxxer

Maxxer

Poltrona de alta robustez, assento e encosto estruturados em compensado multilaminado de alta espessura, reforçados com element...

Sky Alta

Sky Alta

Capas do assento e encosto injetadas em PP, madeira compensada no assento e no encosto para os chassis estruturais. Espumas do ...

Auditório Plus 2 Lugares

Auditório Plus 2 Lugares

Fileira com 02 poltronas para auditório com assento e encosto rebatíveis, estruturados em compensado multilaminado, estofados c...

Artigos e Publicações

NBR 13962 em revisão

Neste ano, o Comitê Brasileiro do Mobiliário (CB-15) da ABNT deve finalizar a revisão da Norma ABNT NBR 13962/06, que trata de requisitos e métodos para avaliação de cadeiras de escritório. A Norma, embora não disponha de nenhum regulamento do Inmetro que a torne compulsória, é amplamente difundida no mercado e bastante utilizada como instrumento objetivo de avaliação da qualidade.

 

A primeira publicação da Norma se deu em 2002 e, no ano de 2006 a mesma passou pela primeira revisão, vigente até hoje. Essa, portanto, será a 2ª revisão da NBR 13962. O texto atual dispõe sobre classificação das cadeiras (diálogo ou operacional), além de requisitos e metodologia para testes de avaliação dimensional, requisitos de usabilidade e segurança, ensaios de estabilidade, resistência e durabilidade, inclusive em alguns componentes, tais como, colunas de regulagem de altura e giro, bases de cinco patas e rodízios.

 

A Comissão Técnica que elabora a revisão da Norma é a CE 15:003.01 que, até o momento, já definiu as revisões nos requisitos dimensionais, excluindo-se alguns requisitos que, na prática se mostram irrelevantes, e alterações na metodologia de ensaio, para se aproximar mais da Norma Internacional ISO 21015:2014 que, não época da primeira revisão da NBR 13962, ainda não havia sido publicada.

 

“Até o momento, podemos dizer que estrutura da Norma não se alterará, ela continuará orbitando acerca de requisitos dimensionais, de usabilidade e segurança, estabilidade, resistência e durabilidade. Ocorrerá alterações na metodologia, para que ocorra uma uniformização com a Norma ISO correlata. Há uma tendência em excluir a cadeira operacional alta, popularmente conhecida como cadeira caixa, do escopo da NBR 13962, isso ainda está em discussão, caso se confirme, será a maior mudança.”, confirma Paulo Bonatelli, Gerente Técnico do Labchair e membro da Comissão.

“A ABNT NBR 13962 é uma das Normas mais conhecidas no segmento de mobiliário corporativo e está bem sedimentada, através das revisões, a Norma pode se manter cada vez mais atual e eficiente para que continue sendo uma ferramenta prática de balizamento de qualidade”, conclui Bonatelli.